22 de abril de 2018

Adaptação do 1º A

O início das aulas na Educação Infantil é marcado pela adaptação, etapa importantíssima para criar ou fortalecer vínculos afetivos. 
Muitas vezes essa adaptação não é só da criança, os pais também precisam estabelecer um vínculo de confiança sólido com a escola. Na adaptação, eles observam de perto as atitudes dos professores, conhecem os funcionários e compartilham com outros pais experiências, angústias e conquistas.
Todos os esforços e a atenção de pais e professores durante esse período têm um objetivo em comum: queremos crianças seguras e felizes no ambiente escolar.
“A adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas. Onde as relações, regras e limites são diferentes daqueles do espaço doméstico a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação. Depende também da forma como é acolhida” (ORTIZ, Revista Avisa Lá).
A seguir mostraremos momentos de interação entre as crianças, conhecimento do ambiente interno e externo do CEI e laços afetivos sendo estabelecidos entre eles.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário