Dando
continuidade em nossos estudos sobre as Profissões aprendemos sobre o Médico, o Cozinheiro e o Veterinário. Construímos
nosso canto na sala com auxílio das famílias e as crianças vivenciaram
simbolicamente situações de atendimento de médicos aos pacientes. Brincaram,
aprendendo sobre os gêneros receita, lista de remédio, diferenciando da receita
utilizada na cozinha e a lista de compras no mercado, entre outros.
A presença da Família de uma criança da nossa
sala oferecendo uma Oficina de Culinária foi o ápice para a turma, para
realizá-la, conversamos com as mesmas sobre o que gostariam de fazer nesta, e
democraticamente escolheram o Cupcake. Amaram serem Mini Chefs por uma manhã.
Utilizaram aventais dos familiares e tocas para vivenciarem esta experiência realmente
como “Mini Chefinhos”.
Foi uma experiência que tocou a todas,
com certeza, não esquecerão, uma atividade gratificante de integração, em
que abordamos várias linguagens das crianças, a matemática envolvendo medidas,
peso, quantidades, a linguagem oral expressando suas falas e observações, a
linguagem visual, cores, sabores, texturas, a linguagem escrita, o letramento com
a receita e as embalagens, a linguagem de mundo natureza e sociedade, sobre os
cuidados com objetos de cozinha, a profissão em si, o respeito por todas as
profissões, enfim, foram infinitas aprendizagens adquiridas por meio de uma
experiência prática e lúdica, aprendemos brincando.
Com
a profissão Veterinária realizamos uma Campanha de Doação de Ração que foi
entregue a uma senhora que cuida de 52 animais. Conversamos sobre a importância
em cuidarmos dos animais levando-os ao veterinário, o respeito que devem ter
perante eles. A aprendizagem sobre esta profissão leva o
conhecimento ao respeito com os animais, que são seres vivos importantes para o
nosso planeta e que merecem ser protegidos.
Conversamos sobre os cuidados de
uma adoção responsável, para que ele tenha uma vida saudável, com cuidados
especiais na sua saúde, alimentação e abrigo. Às crianças assistiram ao vídeo
espantados com a quantidade de animais. Em suas falas e expressões o carinho
por estes animais era evidente. Em sala confeccionamos animais com caixas de
papelão conforme sugestão das crianças.
Finalizamos
esta sequência ressaltando que todos os cantos oportunizados, construídos
durante o desenvolvimento destas propostas, funcionaram como elementos
introdutórios e de apoio à fantasia facilitando o processo de simbolização e
propiciando experiências que aumentaram o repertório de conhecimento das
crianças e a compreensão de atribuições de papéis.
MÉDICO
FOTOGRAFO
COZINHEIRO
VETERINÁRIO
Nenhum comentário:
Postar um comentário