9 de maio de 2017

Identidade

      As crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano que elas passam a “ler” e compreender o mundo. Cabe à Educação facilitar essa “leitura” e compreensão, possibilitando, no processo inicial de escolarização, o reconhecimento, pela criança, da sua própria história de vida. 
      Assim proporcionar o conhecimento de sua identidade é fazer com que a criança, de um modo global conheça seu corpo, descubra que é um indivíduo presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente em que vive, trabalhando os cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar,  social, cultural, enfim.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil:

A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca...


















Nenhum comentário:

Postar um comentário